Em 1985, nosso fundador Gilberto Gomes Barbosa conheceu a Renovação Carismática Católica e teve uma grande experiência com o Espírito Santo. A partir daí, Gilberto participou ativamente de Grupos de Oração e Renovação Carismática durante 5 anos, e surgiu o desejo de iniciar a Comunidade Obra de Maria, em 1990.

Guilherme_Gomes-E-Papa
Guilherme Gomes e Papa

A comunidade se iniciou com apenas 7 jovens que cresceram com dificuldades, mas tiveram sua vocação confirmada pelo Senhor. Ainda no início, Frei Fulgêncio (Frade Capuchinho de Maceió–AL), profetizou que a Comunidade cresceria no Brasil e no mundo.

Nossa missão é peregrinar por lugares santos, sempre com o lema de servir ao Senhor e evangelizar com alegria. Vivemos a espiritualidade da Renovação Carismática Católica, tendo Maria como modelo de fidelidade e Santos Protetores: São José, São João Evangelista, São Padre Pio, Santa Teresinha do Menino Jesus e São João Paulo II.

Todos os membros da Comunidade usa uma medalha de Cristo Crucificado no calvário, Maria e o discípulo João aos pés da cruz, onde Jesus pede para levar sua mãe consigo. Os consagrados sabem que são esses filhos que levam a mães para suas vidas, por esse motivo foi escolhido o nome Comunidade Obra de Maria – Eis aí a tua Mãe. Com esse nome, entende-se que não se define uma única forma de evangelizar.

A Comunidade é uma Associação Pública de fiéis de Direito Diocesano (Diocese de Nazaré) e membro da Catholic Fraternity (Associação Internacional das Novas Comunidades), aprovada pelo Vaticano e com desejo de viver a Santidade. O objetivo da Obra de Maria é estar à disposição da Igreja naquilo que ela necessita, sempre servindo ao Senhor e evangelizando com alegria. Nossa Comunidade é composta por Cristãos que vivem como uma família fraterna, cada um com seu estado de vida escolhido: Celibato, Matrimônio e Sacerdócio.

Regras de Vida

Amor à Palavra de Deus – Encontramos na Bíblia o alimento cotidiano para a Fé e estudamos e diariamente a Palavra de Deus.

Eucaristia – A Santa Missa é a oração mais completa, e procuramos nos fortalecer diariamente na Eucaristia, com o Pão da Vida e alimento da alma.

Igreja – Procuramos estar unidos com a Igreja de Jesus Cristo, sempre submissos às autoridades constituídas.

Nossa Senhora – Buscamos um amor especial à Nossa Senhora através de suas virtudes de humildade, oração constante, simplicidade, servidão, obediência, solicitude e amor de Deus.

Devoção aos Santos Protetores – Os amigos de viagem no caminho para o céu (São José, São José, São João Evangelista, São Padre Pio, Santa Teresinha do Menino Jesus e São João Paulo II) são considerados pilares de sustentação da nossa vida espiritual.

Jejum – A vida consagrada é cheia de conquistas e renúncias para viver bem o chamado, e encontra-se no jejum uma arma para vencer as limitações e nos fortalecermos.

Formação

A Comunidade Obra de Maria é uma escola de formação permanente. Inicia-se a primeira etapa de formação com pré-discipulado, que dura um ano; na segunda etapa há o Discipulado, por dois anos. Então acontece a Consagração, renovável por cinco anos. Após esse período, o consagrado poderá fazer os compromissos de “Obra de Maria Para Sempre”.